domingo, 8 de abril de 2012

Resenha - A Fera

Nome: A Fera
Escritor(a): Alex Flinn
Editora: Galera Record

Sinopse: Eu sou uma fera. Uma fera. Não exatamente um lobo, ou um urso, um gorila ou um cão, mas uma terrível criatura que anda em duas patas — uma criatura com dentes e garras e pelos surgindo de cada poro de minha pele. Sou um monstro. Você acha que estou falando de contos de fada? De jeito nenhum. O lugar é Nova York. O momento é agora. Não sofro de uma deformidade ou uma doença. E vou ficar dessa forma para sempre — destruído —, a não ser que possa quebrar o feitiço. Sim, o feitiço, aquele que a bruxa da minha aula de inglês lançou sobre mim. Por que ela me transformou em uma besta que se esconde durante o dia e rasteja à noite? Vou lhe contar. Vou lhe contar como eu costumava ser Kyle Kingsbury, o cara que você gostaria de ser, com dinheiro, beleza e uma vida perfeita. E aí vou contar como me tornei... a fera.


Continue lendo a resenha e tire suas conclusões deste livro, no link abaixo.


Hesitei um pouco ao pegar este livro na livraria, talvez porque ele seria um clichê?! A história de A Bela e a Fera passa uma mensagem linda, mas como hoje no mundo literário, as adaptações estão sofrendo um pouco, fiquei desesperado porque talvez o livro estragasse a história, então seria melhor eu ficar sem saber o que ocorria na "adaptação tenebrosa". Não sei o que deu em mim ao participar de uma promoção e surpreendentemente ganhei o livro, mas hesitei de novo quando estava com o livro nas minhas mãos em casa. Depois de alguns dias, foi quando finalmente deixei de drama e comecei a ler o livro.

O livro é narrado em primeira pessoa - o que não me surpreendeu por causa da sinopse -, e nele acompanhamos Kyle contando sua história para amigos virtuais em um grupo "muito bem específico" para o tal caso na internet. Outra coisa que tive medo quando peguei o livro: ele era muitíssimo moderno, o que me assustou um pouco porque a época que se passa a história original é antiga.

Fiquei com tamanha raiva do Kyle no início da história, em sua narração inicial havia um toque de "vida horrível e ódio a si próprio", mas isso não impede de que ele seja cruel, e o ódio aumentou quando ele virou uma fera(não me diga que isso é spoiler). Mas com o tempo no livro acompanhamos seus valores irracionais e imaturos virarem... "Maduros"? Sim, maduros. Porque será? Bom, seu pai acabou deixando-o num casarão com Madga, sua empregada e Will, um tutor cego.
Conclusão: Temos uma fera, e depois temos uma Bela que pode fazer a fera voltar ao normal, mas o prazo e os acontecimentos dificultam um pouco.

A narração faz os acontecimentos parecerem realísticos e não só um conto de fadas. O final é surpreendente e não ao mesmo tempo(descubra lendo), mas o decorrer da história é tão bonito de se acompanhar que você fica triste quando acaba e queria que aquele relacionamento difícil e estranho para ambos durasse um pouco mais.

Gosta de um conto de fadas moderno que faça-o rir e suspirar, eu recomendo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário